Carregando

Suporte ao Produto (Construção)

Manuseio Fowa

Óleos Lubrificantes


Utilização do óleo lubrificante adequado

Para atender às normas de emissão dos gases de exaustão, é necessário o uso de óleo de motor de alta qualidade e por isso recomendamos os lubrificantes genuínos Komatsu. A utilização do lubrificante correto, somado à correta operação e manutenção, contribuem para o aumento da vida útil do seu equipamento Komatsu:

  • Respeite os intervalos de troca do óleo, pois suas propriedades podem ser reduzidas e isso pode causar avarias ao motor e nas trocas de o óleo, faça também a substituição dos filtros;
  •  Recomenda-se o aquecimento do motor antes das operações, caso contrário, partes internas do motor podem sofrer avarias e comprometer peças como a camisa do cilindro, anel do pistão e o turbo alimentador; acompanhe sempre o nível e temperatura do óleo, pois o baixo nível ou a alta temperatura do fluído podem esconder falhas como a queima demasiada de óleo ou alguma anormalidade na bomba de óleo;
  • Antes de dar a partida no motor, sempre verifique o nível de óleo do motor, observando se o óleo encontra-se entre as marcas L e H do reservatório.

Utilize sempre o óleo multi viscoso de acordo com a temperatura ambiente do local de trabalho. Este tipo de óleo resiste a mudanças de temperatura e mantém a viscosidade. Além disso, impede o desgaste dos componentes. Durante a alteração do tipo de óleo, substitua toda a capacidade especificada. A mistura do óleo que permaneceu nas tubulações não causará problemas. Faça as trocas de acordo com os intervalos de tempo descritos no Manual de Operação e Manutenção do seu equipamento Komatsu.

Tenha cuidado para que não entre água nem nenhuma sujeira no reservatório durante o abastecimento de óleo e não utilize nenhum recipiente e mangueiras sujos para efetuar este procedimento.

  • Evite as trocas e abastecimentos em dias chuvosos ou em ambientes empoeirados e com muito vento.