O DNA da Komatsu é a inovação
A Escavadeira Híbrida Komatsu HB205-1 faz parte da “tecnologia verde”, ao mesmo tempo em que é um equipamento que entrega força e eficiência, diminui o impacto ambiental comparado aos modelos convencionais.
A HB205-1 é equipada com motor Diesel de quatro cilindros somado a um inovador e ultratecnológico motor gerador que auxilia o motor em condições de carga diferenciadas e faz com que o mesmo trabalhe com a máxima eficiência.
Toda a demanda energética e os frequentes ciclos de carga e descarga são feitos instantaneamente pelas características do capacitor. É alcançado o mesmo nível de produtividade das PC200-8 convencionais com a Escavadeira Híbrida, além de índices de emissão de poluentes mais baixos.
A inovação tecnológica não para somente no sistema Híbrido. A HB205-1 também vem equipada com o sistema KOMTRAX® de monitoramento e gerenciamento de frota.
Como Funciona?
O sistema híbrido da Komatsu atua de maneira a qual chamamos de Regeneração. O principal componente deste sistema é o único e inovador Ultra-Capacitor Komatsu. A energia cinética gerada durante a fase de desaceleração do movimento de giro é convertida em eletricidade, enviada para o inversor e então capturada pelo Ultra-Capacitor, instantaneamente.
Esta energia é convertida rapidamente em alta voltagem e alimenta o motor de giro e também disponibiliza aceleração ao motor, em diferentes condições de carga.
As escavadeiras convencionais utilizam um motor hidráulico para realizar o movimento de girar a estrutura superior do equipamento; para este movimento a Komatsu desenvolveu um sistema próprio que consiste em um motor elétrico exclusivamente para o sistema Híbrido, o qual regenera a energia gerada durante a fase de desaceleração do movimento do giro.
Escavadeiras convencionais também utilizam o motor diesel como fonte de alimentação para todos os componentes. Já o sistema Híbrido Komatsu utiliza-se da energia gerada durante o movimento de desaceleração citado acima para auxiliar o motor diesel em diferentes condições de carga através de um motor gerador acoplado ao motor diesel, o que garante que o motor mantenha sempre rotações baixas, criando situações em que a redução de consumo de combustível será incrível.
Como resultado, o consumo de combustível é melhorado através da energia regenerada utilizada em situações de maior demanda exigidas pelo motor diesel. Isso permite que o motor tenha a máxima eficiência e trabalhe em uma faixa otimizada